segunda-feira, 2 de julho de 2012

divulgando - " TRIO MACAÍBA E JAZZ COMBO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ"

NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 03 DE JULHO

O 19º FESTIVAL DE MPB.

NO TEATRO PROCÓPIO FERREIRA em TATUÍ(SP).

TRIO MACAÍBA E
JAZZ COMBO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ.
DIREÇÃO E ARRANJOS PAULO FLORES




TRIO MACAÍBA
Sobre o grupo
Formado em 2000 por músicos que se conheceram no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o famoso conservatório de Tatuí (SP)De origens diversas, Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Almeida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz) dedicam-se à mais tradicional vertente do ritmo, o chamado “forró pé-se-serra”, alusão às áreas onde se desenvolveu o gênero. Suas apresentações contam com composições próprias e interpretações de músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e também Gilberto Gil e Djavan.
O grupo tem um cuidado especial com a sonoridade, por isso a formação tradicional com sanfona, triângulo e zabumba. O objetivo é não perder a característica agreste do forró pé-de-serra. Nas apresentações ao vivo, xote, baião, xaxado, côco, quadrilha, rojão e calango são os ritmos predominantes para fazer a “poeira levantar”.
Da música iraniana ao samba e ao maracatu:
as pesquisas do Trio Macaíba
Os integrantes do trio já trabalharam com grandes cantores e instrumentistas da MPB como Djavan, Toninho Horta, Nenê, Vera Figueiredo, Paula Lima, Celso Pixinga, Pena Branca, Natan Marques, Jane Duboc, Renato Teixeira, Elomar, Naylor “Proveta” Azevedo e Banda Mantiqueira, Arismar do Espírito Santo, Hamilton de Holanda, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Airto Moreira, entre outros.
Mas além do acompanhamento a esses nomes e grupos, os músicos do TRIO MACAÍBA também se dedicam a pesquisar gêneros brasileiros e estrangeiros.
Cleber Almeida desenvolve pesquisas sobre música folclórica brasileira, atuando em festivais como 2º Encontro Internacional de Percussão de Tatuí, Oficina de Música de Curitiba, Festival de Verão de Brasília, Brasil Instrumental de Tatuí e Joinville Jazz Festival.
Beto Corrêa é professor do Conservatório de Tatuí, pianista do grupo de música instrumental Mente Clara e pesquisa o samba tradicional integrando o grupo Bola Sete, formado em 2004. Tem suas raízes na música popular braileira e, mais especialmente, na “música universal” de Hermeto Pascoal e outros.
Ramon Vieira pesquisa o forró pé-de-serra e outros folguedos populares brasileiros, como o Coco de roda, a Ciranda e o Maracatú de baque virado. Também realizou pesquisas em etnomusicologia sobre a música aborígene australiana e a música iraniana.
(informações aqui postadas sobre o triomacaíba foram retiradas do site http://www.triomcaiba.wordpress.com/ )
JAZZ COMBO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Nascida com o sobrenome “Combo” (do inglês combination ou combinação em português), o grupo tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros. Fruto do trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas, foi o primeiro CD do grupo, “Rumo Norte”, lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Com essas obras o grupo recebeu diversos prêmios de música instrumental, Avaré, Londrina, Botucatu, Prata da Casa Sesc Pompéia e Sesc Vila Mariana. Com a obra “Espírito da Coisa” foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, no ano de 2004, sendo esta então interpretada pelo legendário agrupamento de jazz latino Irakerê, de Chuchu Valdez.
O grupo realizou, ainda, dezenas de apresentações em Sescs e teatros de São Paulo e do interior, além de festivais realizados nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí – em eventos respeitados como o “Chorando sem Parar” e o “Brasil Instrumental”, este último um dos mais importantes dos últimos tempos no Estado de São Paulo. Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry (que se tornou parceiro de Flores na obra Dois Hemisférios, para Big Band, premiada em Londrina e Avaré), sempre com a proposta de compartilhar repertório, resgatar a música brasileira e promover releituras.
No ano de 2008 gravou o DVD “Será o Benedito!?!”, com releituras da obra de Benedito Lacerda e Pixinguinha. Atualmente é formada por músicos profissionais, professores e alunos bolsistas do nível avançado de cursos do Conservatório de Tatuí e trabalha na produção de seu segundo CD, denominado “Sextando”. Autoral como o primeiro, o CD traz, entre outras, a faixa “Sexta”, com participação do violeiro Paulo Freire, o primeiro “choruses causo” da história.(http://www.conservatoriodetatui.org.br/). 

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