quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ - JAZZ COMBO



Todas as Coisas!

Impossível não se estar pensando em coisas ou se fazendo coisas!!! Coisas acontecem, acredito que na mesma proporção que coisas não acontecem. Porém, se concretizando ou na expectativa disso, elas estão sempre presentes:
- Oba!! A coisa deu certo!!!!

- Vixe!!! A coisa não vai rolar!!!!
Temos então, coisa como um híbrido do vocabulário! Lançamos mão dela em todas as situações como qual um coringa num jogo de baralho. Serve para tapar os buracos dos lapsos criativos, ou mesmo da ignóbil escassez de vernáculos dignificantes aos assuntos:
- Olha, que coisa!!!!
Pode ser:
- O factível meio de transporte coletivo se atrasa com irritante constância!!!
ou,
- A carestia inflacionária dos produtos alimentícios de consumo está sempre em alta!!!
ou,
- O ocaso hoje nos oferece um momento pictórico!!!!
ou ainda,
- Estonteante deusa menina que transita de lá para cá, transbordando vivacidade,
em adocicados movimentos coreográficos rumo ao oceano!!!!
Então fica claro que objetos animados e inanimados, com e sem vida, vindos de eras remotas para o sempre todo de um além eterno, são definitivamente coisas!!!!
E é pra isso que estamos aqui, pra falar de coisas definitivas, coisas que numeradas deram nomes as 10 músicas de Moacir Santos que compõe o seu LP de 1965, estranhamente denominado “Coisas”!!!! Gravado pelo selo Forma, com a participação de Edmundo Maciel [trombone], Geraldo Vespar [guitara], Wilson das Neves[bateria], Moacir Santos [sax barítono] e outros, sedimenta o samba jazz com uma enorme utilização das percussões africanas advindas dos terreiros. Mas não são simples batuques incorporados as composições!!! São conceitos rítmicos levados ao extremo!!!! São estruturas rítmicas em contraponto, formando uma polirritmia que constitui a base da criação de Moacir, a atmosfera, o clima, um verdadeiro mantra que emoldura suas idéias melódicas e harmônicas. Uma verdadeira obra prima! Considerado por muitos como um dos 20 LPs brasileiros mais importantes de todos os tempos, no Brasil e um dos 200 mais importantes do mundo!!!!! Porém, ninguém deu importância a ele nesses tristes idos revolucionários dos anos 60, período de alta criatividade por aqui, mas sem eco, fazendo com que esses mestres fossem baixar em outro centro! Assim foi com esse nosso pai de santo, que um ano após em 66 se muda para a Califórnia, para criar o “American Away of Macumba”?!? O” macumbation”, recebendo assim os méritos devidos como um dos maiores de todos o tempos. Por aqui Moacir ganhou o resgate quase integral de sua obra feita por Mário Adnet com o álbum Ouro Negro em 2001 e depois com Choros & Alegria, trazendo-o de volta a luz dos brasileiros.
Acredito que essa nossa empreitada seja a primeira integral do Coisas ao vivo! Esperamos que as coisas caminhem bem para todos dedicando esse show pros santos, na certeza que Moacir o foi no nome, na vida e agora lá por cima, regendo esse naipe divino!!!!!!
Paulo Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.