sexta-feira, 22 de junho de 2012

FRANS KRAJCBERG

ONDE ESTÃO OS ARTISTAS E INTELECTUAIS
 PARA PROTESTAREM CONTRA ÀS BARBÁRIES DO SÉCULO XX? (Frans krajcberg)
                                                                                                                  

Frans Krajcberg é um artista plástico, fotográfo, escultor. Nascido na Polônia, naturalizado brasileiro; hoje com 91 anos. Lutou no exército contra a Alemanha nazista, estudou engenharia na Polônia, artes na Alemanha. Em Paris, seu amigo Marc Chagall o incentivou a morar no Brasil. Desembarcou no Rio de Janeiro com 27 anos. Em São Paulo trabalhou como operário no Museo de Arte Moderna. Foi auxiliar do pintor Alfredo Volpi.
Desde 1972 reside no seu sitio "Natura", no municipio de Nova Viçosa, litoral sul da Bahia, e  mora lá até hoje (2012).
Foi morar lá convidado pelo arquiteto Zanine Caldas com a ideologia de construirem na cidade uma escola livre de arte e arquitetura, e, fazer desse vilarejo ( na época Nova Viçosa tinha duas ruas) uma cidade intelectual. Projeto ao qual não deu certo. Mas ele acabou permanecendo lá.
O sítio possui uma área de 34 hectares de Mata Atlântica e em 2007 se transformou numa Reserva Particular de Proteção da Natuueza (RPPN). A casa onde mora foi construida num tronco de pequi de quase 3 metros de diâmetro à 12 metros do solo. Abaixo a foto da casa.


(imagem copiada do site www.caminhodeabrolhos.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/casa_arvorecópia.jpg)

Frans Krajcberb se engajou em muitas lutas pela natureza, sempre manifestando seus sentimentos com o seu trabalho, com suas falas. com suas fotos.  Um homem que faz de sua obra o seu grito, a sua denúncia.
Hoje estou postando sobre ele porque esta semana li uma reportagem que saiu neste último domingo no  estadão . Fiquei sabendo por meio deste jornal que, Curitiba, capital do Paraná, em 2003 recebeu do próprio artista várias de suas obras. Tive, em 2004 a oportunidade de vê-las. e não acreditei quando li que elas ficaram jogadas, esquecidas. Frans Krajcberg as quer de volta, e esse caso está na justiça. Tudo isso é tão inacreditável saber. E pensar que uma pessoa com a sua história, sua idade mereça estar passando por isso. Um fato horroroso que nos fere o coração.

Pesquisa foi baseada nos sites:
http://www.novavicosa.com.br/
http://www.planetasustentavel.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.