quarta-feira, 20 de junho de 2012

MARILENA CHAUÍ

"Uma das grandes filósofas e pensadoras da Filosofia Brasileira, ex-Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, Marilena de Souza Chaui nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Ela é filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí.
Ela é casada com o historiador Michael Hall.
Ministra aulas no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, tendo se especializado em História da Filosofia Moderna e em Filosofia Política. Atualmente Chauí é historiadora de filosofia brasileira, Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – a FFLCH-USP.
Sua produção acadêmica conquistou grande êxito, mas alguns de seus trabalhos, escritos em estilo didático e singelo, de fácil compreensão, propiciam seu sucesso também entre as pessoas leigas, desvinculadas do universo acadêmico. Seu livro O que é Ideologia, publicado pela Editora Brasiliense, na Coleção Primeiros Passos, foi recorde de vendas, alcançando a cifra dos cem mil exemplares vendidos.
Marilena é Presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII e Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de Córdoba, da Argentina. Atualmente ela desenvolve uma pesquisa sobre A elaboração espinosana de uma ciência dos afetos – ruptura com a tradição da contingência e afirmação da necessidade, dentro da Faculdade de Filosofia da USP. Em sua obra é possível encontrar temas como ideologia, cultura, universidade pública, entre outros. Destacam-se os livros:
 Repressão Sexual,
Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo,
 Introdução à História da Filosofia,
Convite à Filosofia,
A Nervura do Real,
Simulacro e poder, entre outros." (http://www.infoescola.com/)

Recebi esta semana um email do J.A.Fenerick com um link sobre a fala de Marilena Chaui em ato pela Comissão da Verdade da USP. Para saber mais é só clicar.

http://www.viomundo.com.br/politica/carolina-rovai-a-fala-emocionada-de-marilena-chaui-em-ato-na-usp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.