segunda-feira, 4 de junho de 2012

L U Z E S D O E Q U A D O R ( jan/2007 )

Abaixo o convite desse evento.
"Luzes do Equador"
"Será o tema de nosso primeiro bate-papo....
Slides da obra de Siegbert Franklin¹
......apresentado por Antônio Sergio²
Vamos aprender, escutar,falar, rir, refletir....juntos...
Alimentando nossa alma...
"A sociêdade indigina não acumula bens,
ela vive a necessidade do momento."

1- Siegbert Franklin ( 1957 - 23 de maio de 2011 )

Filho de Fortaleza, Siegbert foi um dos grandes nomes da pintura no Ceará, com produção reconhecida nacionalmente a partir dos anos 80. Período em que passou a desenvolver carreira em São Paulo, mas sem cortar os laços com suas origens.

Nos últimos anos, o artista se dedicou à descoberta de novos talentos do Estado e sua difusão mundo afora, por meio do projeto Ponte Cultura, associação internacional sem fins lucrativos de intercâmbio cultural entre Alemanha e Brasil, idealizado pela artista alemã Marianne Stüeve. Siegbert era o seu representante no País.

Carreira
O artista começou a atuar cedo no mundo das artes visuais. Sua primeira exposição profissional, ocorreu em 1975, no Salão do Crato. Três anos depois da estreia, ganhou uma grande individual na galeria Antonio Bandeira. Seu estilo próprio de pintar, com fortes tendências conceituais, despertou o interesse de críticos brasileiros importantes, como Frederico de Moraes e Walmir Ayala.

Na época, sob a supervisão do também artista visual Bené Fonteles, Siegbert Franklin passou a produzir desenhos e colagens com forte influência nos quadrinhos e na vertente da arte alemã do realismo crítico. Mais uma de suas varias facetas. Franklin conquistou, ao longo de sua carreira, importantes prêmios em salões nacionais (Salão Pernambucano de Arte; Salão do Paraná; Mostra do Desenho Brasileiro em Curitiba; Salão Nacional do Ceará e Salão de Abril; Unifor Plástica; Porto Seguro de Fotografia, entre outros). Também participou de inúmeras exposições coletivas e individuais no Ceará e fora dele.

Além de pinturas e desenhos, ele desenvolveu trabalhos em vídeo, instalações e gravura-litografia. De acordo com o curador Roberto Galvão, as pinturas de Siegbert Franklin, dos últimos quinze anos, têm uma profunda unidade técnica e temática. Apesar de, na superfície, seus quadros oscilarem entre a figuração e o abstracionismo. "Nesse jogo de sonhos, Siegbert se reporta e nos transporta ao passado e, ao mesmo tempo, ao futuro. Através da arte, ele destrói a ilusão do tempo e escapa da linearidade da história", diz.

O Ceará perde um grande artista, que nos deixa de regalo uma produção rica e diversa, caracterizada, sobretudo, pela experimentação e as tentativas de apreender o indomável, o desconhecido, o acidental.

ANA CECÍLIA SOARES REPÓRTER
(extraido do site  www.diariodonordeste.globo.com/mateira.asp?codigo=1016495 em 29 de maio de 2012)

2-Antônio Sergio da Silva - Doutor em Geografia.

*Luzes do Equador -
Luzes do Equador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.